Seminário Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário

Nos dias 10 e 11/04 realizou-se o “Seminário Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por intermédio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário (CEAJud), em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF) e a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). O evento teve como finalidade fomentar discussões sobre a utilização dessas metodologias pelas instituições judiciárias.

Na abertura do evento, o conselheiro Rubens Curado, do CNJ, defendeu que o Poder Judiciário deve investir na gestão por competência e na gestão do conhecimento, fundamentais para a qualificação dos serviços prestados aos cidadãos.

O conselheiro destacou que o seminário está sintonizado com a missão constitucional do CNJ de planejar estrategicamente o Poder Judiciário. Na ocasião, ele noticiou outra importante iniciativa nesse sentido – a aprovação pelo CNJ da Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário, que tem entre os princípios o “desenvolvimento das competências necessárias para o cumprimento da missão” e a “educação voltada para a valorização da gestão do conhecimento (GC)”.

Também integraram a mesa de abertura do seminário a presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), Sônia Wada; a secretária-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), Eva Maria Ferreira Barros; e o chefe do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud), Diogo Albuquerque Ferreira (foto).

O primeiro dia do evento foi voltado para a gestão de competências e, no segundo dia, a ênfase foi a gestão do conhecimento, ocasião e que o diretor de Educação da SBGC, André Saito, proferiu a palestra “Gestão do Conhecimento – Desafios e benefícios” e enfatizou que não se faz gestão de todo o conhecimento institucional, que é preciso identificar quais são os conhecimentos críticos e, para tanto, é preciso conhecer o propósito da organização, as suas principais entregas, como ela se organizada, quais são os seus principais desafios.

Neide De Sordi, integrante do Conselho Deliberativo da SBGC e diretora da InnovaGestão, proferiu a palestra “Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário”, ocasião em que ressaltou a importância da GC para a atividade judicial, que é baseada no conhecimento e no acesso à informação para a tomada de decisão no julgamento das causas.

No entendimento de Neide De Sordi, a cultura organizacional do Judiciário influencia as suas práticas de gestão e os seus processos de trabalho. Ela considera importante que as instituições da Justiça propiciem contextos adequados para a criação do conhecimento, que estimulem a autorrealização e o desenvolvimento do potencial criativo de seus colaboradores, condições essenciais para que as instituições se modernizem e criem novos modelos de gestão.

Diversas boas práticas de GC implantadas nas instituições da Justiça foram apresentadas pela Diretora da InnovaGestão em sua palestra.