A versão 1.0 do RiC – “Records in Contexts” é lançada. O AtoM 3.0 deverá acompanhar as mudanças.

<Hoje, em 15 de janeiro de 2024, o Grupo de Especialistas em Descrição Arquivística (EGAD) do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) apresentou a versão 1.0 do RiC, incluindo as três primeiras partes do padrão: “Records in Contexts–Foundations of Archival Description” (RiC-FAD), “Records in Contexts–Conceptual Model” (RiC-CM) e “Records in Contexts–Ontology” (RiC-O). 

Essa versão 1.0, estável e completa, é resultado do amplo feedback da comunidade profissional e representa mudanças significativas nas normas de descrição arquivísticas. 

O RiC substituirá os padrões existentes (ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDF e ISDIAH), que seguem a descrição multinível, hierarquizando as entidades do arquivo do nível geral para o mais específico dos itens documentais. O RiC, por outro lado, não adota a descrição multinível e permite a flexibilidade na combinação das entidades e elementos da descrição arquivística.

O RiC é parte das transformações que devem ocorrer nas descrições arquivísticas utilizando Resource Description Framework (RDF). Especialistas destacam que essa é uma revisão completa das práticas profissionais, indo além da nova norma. O RiC oferece potencial para enriquecimento e automatização no tratamento de metadados e outros recursos da Web, incorporando-os às práticas da Arquivologia. 

Certamente, as mudanças serão complexas, especialmente no Brasil, onde as normas de descrição arquivística ainda não foram devidamente implementadas pelos arquivos. Para o sucesso de projetos de adoção de RDF em instituições arquivísticas, será necessário criar ontologias, permitir acesso a metadados por meio de endpoints SPARQL e usar um sistema de Identificador uniforme de recursos (URIs).

 A versão 2.8 do AtoM, lançada recentemente, precisará ser aprimorada para suportar o RiC. Esse aprimoramento já está sendo feito pela empresa Artefactual Systems, principal desenvolvedora do software e a Docuteam, com o apoio da Fundação Access To Memory, que trabalham no desenvolvimento do AtoM 3.0, que incluirá um endpoint SPARQL publicando conjuntos de metadados de arquivo compatíveis com RiC-O. 

A InnovaGestão já está apta a instalar a versão 2.8 do AtoM para os seus clientes e acompanha os grupos de estudos do ICA para promover capacitações nos novos padrões e metodologias. 

https://www.ica.org/en/release-of-the-first-three-parts-of-the-records-in-contexts-archival-description-standard-version-10

 #Ric #RecordsinContexts #atom #descriçãoarquivistica #RDF >