No artigo “O profissional para a Informação[i]”, publicado na Revista Information Management n. 47, o consultor Walter W. Koch aborda o perfil do profissional necessário para a gestão da informação e o papel da universidade na formação desse profissional. O autor menciona que falta às universidades uma diretriz para a complementação da formação dos profissionais de Ciências da Informação, de forma que estes possam exercer os novos papéis que a gestão da informação demanda na atualidade.
Afirma Walter Koch que “conceitos básicos de arquivística e de biblioteconomia são fundamentais, pois a informação precisa ser classificada e rotulada, mas, a partir daí, vêm requisitos específicos que não são atendidos pela formação recebida por esses profissionais”. Como exemplo, o autor menciona as competências necessárias aos funcionários públicos, especialistas em TI e gestores de documentos arquivísticos e informação, relacionadas no documento “Digital information and records management capabilities – skills and knowledge for Australian Govemment employees”, publicado pelo National Archives of Australia[ii].
Menciona ainda o artigo uma pesquisa da Consultoria Gartner sobre as funções emergentes na área da gestão da informação, como o cientista de dados, o gestor e o comissário da informação. Após apresentar tais questões, o autor faz a analogia de que está sendo entregue uma motocicleta de última geração, com muitos recursos tecnológicos a profissionais que estão acostumados a andar a cavalo e poderão destruir uma BMW S1000RR.
Certamente, a informação digital requer conhecimentos e habilidades diferenciadas para o seu gerenciamento, de forma a garantir sua acessibilidade e utilização por longo tempo, e é louvável a preocupação de que os profissionais tenham as habilidades requeridas na Matrix de Qualificações elaborada pelo Arquivo Nacional da Austrália. Porém, por mais defasados que estejam os currículos dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, certamente o mercado não está exigindo uma BMW e recebendo profissionais que sabem apenas andar a cavalo. Especialmente porque não se passam 5 anos na universidade aprendendo somente a classificar e “rotular” informações.
O mercado de trabalho é dinâmico. Os conhecimentos requeridos para a gestão da informação mudam com o desenvolvimento tecnológico, requerendo investimento em educação continuada para o aprendizado de novos padrões, novas tecnologias e novas leis. No entanto, profissionais da Ciência da Informação aprendem a pensar, aprendem análise de informação, a importância dos metadados, das taxonomias, dos estudos de necessidades dos usuários, tudo isso, independente das ferramentas, tecnologias ou suporte da informação.
São muitos os que preveem a substituição de bibliotecários e arquivistas pelos cientistas de dados, gestores e comissários da informação, curadores de conteúdo digital, analistas de taxonomia, entre outros. Só não explicam qual a formação desses profissionais, o que estudaram para adquirir essas habilidades diferenciadas exigidas no desempenho de duas funções.
A informação digital tem mesmo a suas peculiaridades, especialmente em termos de preservação. No entanto, o seu valor não muda em função do suporte. Os padrões utilizados na organização de um acervo arquivístico físico não devem ser abandonados nesse novo contexto, necessariamente.
O objeto de trabalho dos profissionais da Ciência da Informação é a informação em todas as suas manifestações, em todos os seus registros, incluindo os processos de geração, gestão e disseminação da informação e do conhecimento. Aperfeiçoar é preciso e competência também, mas não devemos nos assustar com rótulos novos para velhas atividades.
[i] Koch, Walter W. O profissional para a Informação. Information Management v. 9, n.47. p.18. mar. abr.2015. Disponível em: <http://pages.docmanagement.com.br/produto-revista-im-edicao-47> Acesso em 14.05.2015.
[ii] DIGITAL information and records management capabilities; Skills and knowledge for Australian Government employees. National Archives of Australia. Disponível em: <http://naa.gov.au/records-management/development/qualifications/index.aspx>. Acesso em 14.05.2015.