Gestão do Conhecimento e Participação Social

Aparentemente, Gestão do Conhecimento e Participação Social não são temas conectados. A Gestão do Conhecimento se relaciona com a busca pela eficiência nas organizações públicas ou privadas e a Participação Social está relacionada com a participação do cidadão em movimentos associativos, populares ou políticos para o desenvolvimento da sociedade civil e o fortalecimento dos mecanismos democráticos que beneficiam exercício da cidadania.

A SBGC tem atuado para integrar a Gestão do Conhecimento ao processo de Participação Social porque acredita que a melhoria nas organizações, objeto das práticas de GC, ocorrem quando adotam políticas e práticas de gestão responsáveis socialmente, movidas por comprometimento ético com a sociedade. Assim sendo, a SBGC procura espaços onde os vários atores sociais se interagem de forma a buscar alternativas de ações institucionais que visem o bem comum.

Nesse sentido, registra-se a participação da SBGC no coletivo de organizações da Sociedade Civil na Parceria para o Governo Aberto (OGP sigla em inglês), que é uma iniciativa internacional voluntária, lançada em 2011, que conta atualmente com mais de 64 países membros. Esses países buscam, com o apoio da Sociedade Civil, tornar seus governos melhores e incentivar práticas governamentais para o aumento da transparência e participação dos cidadãos, combate à corrupção e incentivo ao acesso às informações públicas.

Com essa motivação, a Presidente da SBGC, Sonia Wada e a Integrante do seu Conselho Deliberativo e Diretora da InnovaGestão – Consultoria em Informação, Neide De Sordi, estiveram presentes nos eventos da Arena da Participação Social que ocorreu nos dias 21 a 23 de maio, com a presença de representantes da sociedade civil, gestores públicos, especialistas e convidados internacionais para os Diálogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Construção da Agenda Pós-2015 e o II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, além de participação em reunião do coletivo de organizações da Sociedade Civil na OGP.

Na reunião da OGP, em 22 de maio, a pauta foi a questão da Governança. Foi proposta a reformulação do seu Comitê Interministerial para um Governo Aberto (CIGA) composto apenas por 18 ministros de Estado, para incluir representantes de outros segmentos do Estado, como o CNJ e o CNMP e da Sociedade Civil, conforme proposta aprovada na reunião Diálogo Presencial realizado em março de 2013 por ocasião da elaboração do 2º Plano de Ação do Governo Aberto. A reunião da OGP foi apoiada pela Secretaria Nacional da Articulação Social (SNAS) da Secretaria Geral da Presidência da República.

No dia 23 de maio a Presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que instituiu a Política Nacional de Participação Social e o Compromisso Nacional pela Participação Social, que visam fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo entre Estado e sociedade civil. Ocorreu, ainda, a entrega da 5ª Edição do Prêmio ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) – Brasil, que reconhece as melhores práticas de gestão municipal e projetos sociais que contribuem para o alcance das metas do milênio, a melhoria da qualidade de vida da população e as transformações sociais de nosso país.

O II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil apresentou um balanço das ações da agenda do Marco Regulatório e promoveu debates sobre temas de interesse para ONGs e OCIPS, como sobre parcerias das organizações da sociedade civil com o Estado. Além de painéis e oficinas, o evento contou com estande tira-dúvidas e uma Maratona Hacker para a criação de aplicativos e produção de indicadores sobre o universo das OSCs.

Os Diálogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Construção da Agenda Pós-2015 contaram com painéis sobre os avanços dos ODM no Brasil, oficinas e mostras de projetos e debates sobre as perspectivas para a formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.