Oficina de Gestão Documental – Participe

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Gestão Documental que ocorrerá no dia 19 de julho, por ocasião do VII Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública (Congep), em Brasília DF.

A Oficina para a Implantação da Recomendação nº 37/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), relativa ao Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) tem por finalidade proporcionar aos participantes uma visão geral do Programa e transmitir conhecimentos sobre a utilização dos instrumentos de Gestão Documental adequados às instituições do Poder Judiciário, anexos à mencionada Recomendação.

A Oficina se destina aos profissionais das instituições do Poder Judiciário que atuam nas unidades de gestão documental ou arquivo e ainda em qualquer estágio ciclo documental, que inclui a captura da petição inicial no sistema processual, a classificação dos feitos e a tramitação até a baixa definitiva do processo.

O evento tem como propósito fomentar o debate, a troca e o compartilhamento de experiências sobre Gestão Documental no Judiciário, de forma a contribuir para ampliar o conhecimento sobre essa importante política pública judiciária, especialmente sobre  questões de preservação digital, de digitalização de processos judiciais e a guarda dos autos findos.

A Oficina será conduzida por Neide De Sordi e Wilmar Barros. Neide Bibliotecária e mestre pela Faculdade de Ciências da Informação da UnB. É diretora da InnovaGestão – Consultoria em Informação, integra o Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira para Gestão do Conhecimento (SBGC) e é pesquisadora e professora do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Foi diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias, unidade do CNJ de coordenação do Comitê Gestor do Proname durante a elaboração da mencionada recomendação. Também foi responsável pela coordenação do Programa de Gestão Documental da Justiça Federal, quando foram implantadas muitas das normas e instrumentos posteriormente adotados pelo Proname.

Wilmar Bastos é arquivista, especialista em Gestão do Conhecimento, da Informação e Documentação. É Secretário de Documentação do Superior Tribunal de Justiça, integra o Comitê Gestor do Proname e é responsável pelo projeto de gestão de conteúdos informacionais e foi coordenador do projeto de implantação do processo eletrônico administrativo ambos do STJ.

Veja a programação completa da Oficina.

PROGRAMA

  1. Direito de Acesso à Informação e à Memória na Constituição Federal.
  2. Documentos de arquivo como patrimônio cultural e fonte de pesquisa.
  3. A Lei de Acesso à Informação e o Poder Judiciário.
  4. Lei nº 11.419, de 2006 e a geração, tramitação, acesso e guarda de processos judiciais e documentos em meio digital.
  5. Política nacional de arquivos públicos e privados estabelecida pela Lei nº 8.159, de 1991.
  6. A Resolução n. 26, de 06 de maio de 2008, do Conarq, com redação dada pela Resolução n. 30, de 23 de dezembro de 2009.
  7. Gestão Documental – Conceitos e Objetivos.
  8. O Processo de Gestão Documental: produção, tramitação, avaliação, organização, arquivamento, disseminação, uso e proteção.
  9. Ciclo de vida documental e a importância da gestão da temporalidade.
  10. As consequências da aplicação do Ciclo de Vida e da Teoria das Três Idades.
  11. Tipologia de Documentos.
  12. Gestão Documental no Poder Judiciário.
  13. Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e o Comitê do Proname – Portaria nº. 616, de 10 de setembro de 2009, do CNJ.
  14. Critérios e estratégias para assegurar a autenticidade, a integridade, a segurança, a preservação e o acesso de longo prazo dos documentos e processos em formato físico e digital.
  15. O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos (MoReq-Jus).
  16. Os sistemas informatizados de gestão de documentos e processos administrativos e judiciais.
  17. Sistemas de Tramitação Processual.
  18. Tabelas Processuais Unificadas – Padronização das espécies, tipos, classes, assuntos e registros de movimentação de documentos e processos.
  19. Plano de Classificação e Tabelas de Temporalidade da Documentação Judicial – Fundamentos legais.
  20. Rotinas e Procedimentos em Arquivo Corrente.
  21. Produção, Classificação e Descrição de Documentos.
  22. Acesso e utilização.
  23. Avaliação Documental
  24. Destinação e Arquivamento.
  25. Comissão Permanente de Avaliação Documental.
  26. Seleção da Documentação Judicial.
  27. Editais de Eliminação – critérios de responsabilidade social e de preservação ambiental.
  28. Critérios de transferência e de recolhimento dos documentos e processos das unidades administrativas e judiciais para a unidade de gestão documental.
  29. Lista de Verificação para Baixa Definitiva de Autos.
  30. Lista de Verificação para Eliminação de Autos Findos.
  31. Fluxograma de Avaliação, Seleção e Destinação de Autos Findos.
  32. Plano para Amostra Estatística Representativa.
  33. A colaboração dos magistrados – apresentação de proposta fundamentada de guarda definitiva de processo em que atuem.
  34. As unidades de gestão documental.
  35. As comissões permanentes de avaliação documental (CPADs) nas instituições do Poder Judiciário.
  36. Organização dos documentos e processos de guarda permanente que constituem o fundo arquivístico das instituições do Poder Judiciário.

Duração: 1h 30 minutos.