A Diretora da InnovaGestão, Neide De Sordi, atuou como moderadora no painel “Bibliotecários fora da biblioteca: compartilhando experiências” realizado em 19/3, na Biblioteca da Universidade de Brasília (UnB), evento que encerrou as comemorações da semana do Bibliotecário em 2014.
Sob o tema “Mídias, Cidadania e Representação Social: Desafios e Perspectivas do Bibliotecário Brasileiro”, diversos eventos, como palestras e cursos, foram promovidos pela Biblioteca Central da UnB e a Faculdade de Ciências da Informação da mesma universidade, juntamente com o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB1) e Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF).
O Painel contou com a participação da Professora Fernanda Monteiro, da FCI/UnB; Flávia Lacerda, do TCU; Andrea Gonçalves, do Proquest e Laila Di Pietro, da Rede Globo/DF e visou analisar, por meio do relato das experiências desses profissionais, como os bibliotecários estão se posicionando no contexto das grandes transformações ocorridas no mundo do trabalho, em decorrência das novas tecnologias e da globalização. Como esses profissionais da informação têm atuado no mercado de trabalho, cada vez mais especializado e multidisciplinar.
Neide De Sordi ressaltou que é comum e bem aceito pelos bibliotecários a atuação de outros profissionais nos serviços de informação, que grande parte dos atuais e dos egressos dos cursos de Mestrado e doutorado da FCI da UnB são profissionais de outras áreas, sobretudo da TI. Mas como se dá a atuação do bibliotecário em outras esferas? Existe resistência? Questionou a moderadora as painelistas, todas com experiências profissionais peculiares, diferentes das convencionais.
Por que muitas das atividades tradicionalmente desenvolvidas pelos bibliotecários são renomeadas e passam a ser mais valorizadas, como tem ocorrido com a curadoria de informação, com o desenvolvimento de ontologias e com os metadados? Foi outro questionamento.
As participantes do painel, na opinião da moderadora, representavam uma amostragem das possibilidades de atuação dos bibliotecários em outras esferas. Elas relataram como essa participação tem feito a diferença nas suas equipes de trabalho e ainda como a formação em biblioteconomia representou um diferencial significativo no seu desenvolvimento profissional.
Após o painel, realizou-se a cerimonia de entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes à Bibliotecária Thereza Rosa Borges de Holanda, que dirigiu, por muitos anos, o setor de Referência da BCE/UnB.
Também foi realizada homenagem póstuma ao professor Jaime Robredo, um dos grandes nomes da Biblioteconomia brasileira, professor titular aposentado da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, responsável pela formação de centenas de profissionais.