Palestra: Acesso à Informação Pública, Governo Aberto, Dados Abertos e a Agenda 2030 no 5º SNDIJ

No dia 19 outubro de 2017, Neide De Sordi, diretora da InnovaGestão, apresentou a palestra: Acesso à Informação Pública, Governo Aberto, Dados Abertos e a Agenda 2030 no 5º Seminário de Documentação e Informação Jurídicas (SNDIJ), evento integrante do 27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizado em Fortaleza-CE.

A apresentação enfatizou a questão do acesso à informação como um direito humano fundamental, seu desenvolvimento no Brasil e no mundo e o seu fortalecimento com a inclusão na Agenda 2030.

Também foram abordados aspectos da Parceria para o Governo Aberto (OGP), os planos brasileiros de governo aberto e, sobretudo, o 3. Plano de Ação brasileiro, cujos compromissos foram compatibilizados com a Agenda 2030. Aspectos do governo aberto e de dados abertos como política pública também foram apresentados, bem como a utilização dos dados abertos pela sociedade civil no desenvolvimento de aplicativos cívicos.

Ao finalizar sua apresentação, Neide De Sordi enfatizou como as bibliotecas jurídicas podem atuar ativamente para a promoção do acesso à informação pública. Também abordou meios de os bibliotecários, como profissionais da informação e cidadãos, contribuírem para ampliar as oportunidades de superar as desigualdades sociais, de criar e compartilhar conhecimento e, consequentemente, de fortalecer as instituições democráticas.

O impacto do acesso à informação e às bibliotecas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tema escolhido pela FEBAB para o 27º CBBD, tem sido objeto de posts neste site (1), (2).

Neide De Sordi integra o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Assessoramento em Governo Aberto, instituído pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, como representante da Open Knowledge Brasil e tem atuado na Parceria para o Governo Aberto (OGP), desde a sua criação em 2011.