Curso sobre gestão e conservação de documentos digitais no TRE-MG

Nos dias 26 e 27 de outubro, a InnovaGestão – Consultoria em Informação ministrou curso sobre Gestão e Conservação de Documentos Digitais no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. O Curso teve como finalidade aprimorar os conhecimentos dos servidores para atuarem no contexto da Justiça na era da informação digital.

Entre os temas abordados no curso, destacam-se a gestão da documentação eletrônica como ferramenta de transparência e acesso à informação; os princípios arquivísticos e produção documental no contexto digital; a gestão documental em meio digital; a segurança da informação e do documento eletrônico – incluindo o estudo dos conceitos de autenticidade e fidedignidade e não repúdio; a preservação digital e memória institucional e os principais instrumentos e sistemas para gestão arquivística da documentação digital no Judiciário, com análise do SEI, ATOM e Sistemas processuais eletrônicos.

O curso foi ministrado pelas professoras Marieta Marks Löw e Tassiara Jaqueline Fanck Kich. Marieta é historiadora e arquivista pela UFRGS e doutoranda em Ciências da Informação na Universidade do Porto. Tassiara é Mestre em Patrimônio Cultural, Especialista em Gestão em Arquivos e Arquivista pela Universidade Federal de Santa Maria e bacharel em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. Ambas as professoras têm bastante experiência em arquivos do Poder Judiciário Federal e participaram da Comissão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) responsável pelo estabelecimento das normas do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).