Realizado o Curso de Descrição Arquivística com o uso do ICA-AtoM

Hoje, teve início o Curso de Descrição Arquivística com o uso do ICA-AtoM, promovido pela InnovaGestão, realizado no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O Curso é ministrado por Marieta Löw, arquivista, historiadora e doutoranda na Universidade do Porto e consultora associada da InnovaGestão.

O curso visa dotar os participantes de conhecimentos sobre descrição arquivística e instrumentos de pesquisa, propiciar conhecimentos para ampliar o acesso aos documentos de arquivo permanente e a divulgação online de conjuntos documentais através do arranjo e da descrição arquivística multinível por meio do ICA-AtoM.

O conhecimento sobre as normas NOBRADE – Norma Brasileira de Descrição Arquivística e ISAD(G) -norma geral internacional de descrição arquivística irá propiciar experiência prática em descrição arquivística utilizando o ICA-ATOM e fornecer um instrumento para a construção do conhecimento e da transparência institucional.

O ICA-AtoM é a sigla para “Conselho Internacional de Arquivos – Acesso à Memória”. Trata-se de ferramenta para ambiente web, de código aberto e baseado em padrões para a descrição arquivística num contexto multilíngue, ambiente multiarquivos.