Seminário InnovaGestão:
Conectando conhecimento e tecnologia livre

 11 e 12 de dezembro de 2023  

O evento será transmitido pelo Zoom e pelo canal da InnovaGestão no YouTube.
Faça parte dessa jornada do Conhecimento!
Evento gratuito – Inscreva-se!
Em cada dia haverá sorteio de um kindle e de inscrição em cursos da InnovaGestão para os participantes inscritos no evento.

Sobre o Seminário

Explore a gestão de documentos e informações sob a perspectiva da inovação e tecnologia livre. Palestrantes renomados e uma programação abrangente que irão proporcionar aprendizado e discussões sobre as tendências do setor. O evento promove o compartilhamento de informações sobre soluções de código aberto, tecnologias e melhores práticas buscando contribuir para o acesso ao conhecimento. Debates sobre tecnologias como nuvem, IA e blockchain, junto a boas práticas arquivísticas, contribuem para a formulação de políticas e diretrizes técnicas. Junte-se a nós na construção de uma sociedade mais colaborativa e inovadora, onde o acesso democrático ao conhecimento impulsiona soluções para melhorar a qualidade de vida. Datas: 11 e 12 de dezembro

Programação

Programação – 11 de dezembro:

16h – Boas vindas – Neide De Sordi – Diretora da InnovaGestão

16h10 – Palestra: A abordagem sistêmica da Preservação Digital – Daniel Flores

16h40 Debate.

17h – Painel: Tecnologias aplicadas à gestão de dados, documentos e informação

  • Tecnologia Blockchain – Garantia de Autenticidade, autenticação e proveniência de documentos – Gustavo Sanches
  • Computação em Nuvem na Gestão de Informação – Márcio Gurgel
  • Inteligência Artificial na classificação de documentos – Paulo Pinto

18h Debate

18h20 – Painel: Tecnologias abertas para bibliotecas e pesquisas.

  • Koha – O Sistema de biblioteca integrado, gratuito e de código aberto mais utilizado no mundo. – Ingrid Torres Schiessl
  • Tecnologias digitais para pesquisa em humanidades” – Gabriel Mattos Fonteles
  • Ferramentas estatísticas aplicadas aos arquivos e bibliotecas – Guilherme Viana Ferreira

19h20 – Debate

19h40 encerramento

Programação – 12 de dezembro:

16h – Boas vindas – Neide De Sordi – Diretora da InnovaGestão

16h10 – Painel: Desafios e inovações na gestão de documentos arquivísticos e recursos informacionais

  • A Gestão de metadados de documentos arquivísticos – Ivina Flores
  • Relato de experiência: INTERPARES Summer School – Luciane Baratto Adolfo

16h50 – Debate

17h10 – Painel: Desafios e inovações na gestão de documentos arquivísticos e recursos informacionais (cont.)

  • RiC-O e ontologias para arquivos: Perspectivas da Organização do Conhecimento – Marieta Löw
  • Identificação tipologia de documentos à luz da LGPD – Pedro Neto
  • Gestão de riscos relativos aos recursos informacionais com base na ISO 31000 – Larissa Costa

18h10 Debate

18h30 – Encerramento.

O evento será transmitido pelo Zoom e pelo canal da InnovaGestão no YouTube.
Acesse nosso site para obter mais informações sobre a programação e acompanhe-nos nos no Facebook.

Faça parte dessa jornada do Conhecimento!

Haverá sorteio de um kindle e de inscrições em cursos da InnovaGestão para os participantes inscritos no evento.
Serão fornecidos certificados aos inscritos que tiverem frequência nos dois dias do evento.

Palestrantes

Daniel Flores

Doutor em Documentação pela Universidad de Salamanca/España e revalidação pela UFRJ/IBICT. Pós-doutorado pela Fundação Carolina na Espanha, com mestrado em Engenharia de Produção pela UFSM. Especialização pela USP e graduação em Arquivologia pela UFSM. Docente de cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia, e de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFF. Pesquisador do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa sobre Documentos Digitais: Gestão, Preservação Digital Sistêmica e Transparência Ativa.

Gustavo Sanches

Diretor de parcerias da GoLedger, startup especializada em soluções Blockchains. Possui graduação em Direito e em Análise de Sistemas e especialização em Redes de Computadores. Com mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia, foi Diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev; chefe do Departamento de TI da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil – ANAC e ocupou cargos executivos de Secretário e de Coordenador de TI das instituições do Judiciário: TST, STF, CNJ, ENFAM/STJ, TRF1.

Márcio Amaral

Bacharel em Sistemas de Informação, com especialização em Tecnologias Disruptivas. Profissional com sólida experiência na área de tecnologia da informação. É programador e arquiteto de softwares, especializado em arquitetura para micro serviços em nuvem e em softwares livres como o DSpace, AtoM, Archivemática OJS, Tematres, além de softwares bancários. Já ministrou diversos cursos para profissionais de TI nessas áreas.

Paulo Pinto

Doutor em Ciência Política pela UFRGS, mestre em Direito pela UFF, com graduações em Física, Informática e Administração pela UFRGS. Pesquisador da UFRGS e consultor nas áreas de TIC e governo e do ITS-Rio para o CNJ/BID. Servidor aposentado do TRF da 4ª Região. Foi Secretário de TI no CNJ, STF, TRF4 e na Gente Seguradora. Exerceu outros cargos executivos de TI no Ministério do Planejamento e no SERPRO/POA.

Ingrid Torres Schiessl

Mestre em Ciência da Informação e bibliotecária pela Universidade de Brasília. Pesquisadora atuando em projetos no IBICT. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos temas: softwares livres para bibliotecas, dados abertos e ciência aberta, especialmente em projetos de implantação, migração e customização do sistema de bibliotecas Koha.

Gabriel Mattos Fonteles

Historiador formado pela Universidade de Brasília, com mestrado em Relações Internacionais pela mesma instituição. Doutorando em História pela PUC-SP, desenvolvendo pesquisa em Humanidades Digitais, com ênfase na utilização de ferramentas digitais para a pesquisa. Na Universidade da Califórnia, em Berkeley realizou aprimoramento em ferramentas avançadas, como Gephi, Time Graphics, Tableau e inteligência artificial, para visualização e interpretação de dados históricos complexos na. Experiência docente no Instituto de Relações Internacionais (IREL/UnB) e no UniCEUB.

Guilherme Viana Ferreira

Estatístico com mestrado em Administração e doutorando em Economia todos pela UnB. É Diretor de Avaliação e Informações Gerenciais na UnB. Pesquisador no Observa-DF e consultor em estatística com foco na educação superior. Foi pesquisador no CNJ, atuando no Justiça em Números e pesquisador no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Integrante do projeto Economics of Energy Innovation and System Transition na Universidade de Brasília.

Ivina Flores

Arquivista, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UnB. Servidora pública federal no cargo de tecnologista em ciência e tecnologia atuando no MGI. Pesquisadora do IBICT, atuando no projeto do modelo de preservação digital Hipatia. Graduada em Letras - Tradução e Arquivologia, com pós-graduação em Gestão Arquivística de Documentos. Integra o Comitê CE 14:000 da ABNT para tradução de normas de gestão de documentos.

Luciane Barato Adolfo

Arquivista com especialização em Gestão em Arquivos ambos pela UFSM e mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Servidora do TJRS. Membra do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (PRONAME) do CNJ. Foi Coordenadora do Serviço de Arquivos no TJRS. Integrante da Seção de Arquivos e Direitos Humanos do ICA (Conselho Internacional de Arquivos).

Marieta Löw

Doutoranda em Ciência da Informação pela UFSC. Mestre em Ciência da Informação e bacharel em Arquivologia e em História todos pela UFRS. Pesquisadora na área de representação da informação, proveniência de dados e documentos e repositórios digitais. Foi professora substituta no curso de Arquivologia da UFRGS. Atuou como Consultora Associada na InnovaGestão - Consultoria em Informação. Integrou o Comitê Gestor do Proname do CNJ e o Comitê de Gestão Documental da Justiça Federal. Foi servidora na Justiça Federal do Rio Grande do Sul.

Pedro Neto

Arquivista e bibliotecário pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com especialização em Arquivologia pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE) e mestrado em Patrimônio Cultural pela Universidade de Santa Maria (UFSM). É servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) desde 2006 onde, atualmente, é Secretário de Arquivo e Memória, secretário da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD/TJAM) e membro do Comitê Gestor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Foi Gerente Geral de Arquivo do TJAM e integrou o Comitê de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (PRONAME).

Larissa Candida Costa

Arquivista e mestre em Ciência da Informação pela UnB. Tem especialização em Administração Pública pela FGV. É arquivista do Arquivo Nacional, onde já exerceu os cargos de Superintendente de Gestão de Documentos e Arquivos; Coordenadora-Geral de Gestão de Documentos, Coordenadora Regional no Distrito Federal e Coordenadora Técnica do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal. Foi assessora e consultora técnica da Comissão Nacional da Verdade, na Empresa de Pesquisa Energética e na Agência Nacional do Cinema. É membro associado e colaborador da Rede Governança Brasil (RGB) e da Associação Latinoamericana de Arquivos (ALA).

Sobre a InnovaGestão – Consultoria em Informação

Localizada em Brasília – DF, a InnovaGestão é uma consultoria especializada em gestão e governança de dados, documentos e informações, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis.  Criada em 2012, atuou até 2019. Em 2023, teve a sua missão reformulada para apoiar a preservação do patrimônio cultural e o acesso eficiente à informação.

A InnovaGestão trabalha em parceria com os seus clientes para promover a excelência e inovação em suas áreas de atuação, capacitando equipes e profissionais para alcançar os melhores resultados.

Oferecemos uma ampla gama de serviços, incluindo o desenvolvimento de repositórios digitais bibliográficos e arquivísticos, de instrumentos de controle terminológico, organização e preservação de acervos, automação de bibliotecas, projetos de serviços e produtos de informação, projetos em humanidades digitais e de governança e de gestão de dados entre outros.

Além disso, a empresa trabalha exclusivamente com softwares livres e de código aberto, garantindo soluções econômicas e aderentes a padrões internacionais.

A InnovaGestão oferece hospedagem de repositórios digitais na nuvem, cursos interativos em nosso Laboratório Virtual de Capacitação e soluções abertas como DSpace, Archivematica, Koha, Tematres, VuFind, Gephi e outras.

A prioridade da empresa é capacitar nossos clientes e fornecer serviços de alta qualidade que promovam a organização, preservação e acesso eficaz à informação, atendendo às necessidades específicas de instituições culturais, acadêmicas e governamentais. Junte-se a nós na busca por uma governança de dados inovadora e eficiente.

Promoção: InnovaGestão

Parceiros: