Curso: Criando Repositórios Digitais com o Dspace 7​ 

NOVA DATA: 5 A 16 DE AGOSTO DE 2024

CURSO ENCERRADO.

Professor: José Ronaldo Vieira
Duração: 25h – 15h de aulas ao vivo e 10h de práticas utilizando o DSpace
Tipo: Curso On line, síncrono na Plataforma Zoom.
Quantidade: 20 vagas
Investimento: R$ 1.200,00 por participante

Apresentação

O curso tem como objetivo capacitar os participantes nas funcionalidades do DSpace 7, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a criação, desenvolvimento e gestão eficiente de repositórios digitais utilizando esta plataforma. Professor experiente, com muitos anos de atuação em bibliotecas digitais, guiará os participantes desde o entendimento conceitual do DSpace até a implementação prática. Durante o curso, serão abordados temas como repositórios digitais, metadados, preservação digital, direitos autorais, Lei Geral de Proteção de Dados, formas de autenticação, organização da informação no DSpace, entre outros. O curso possibilitará a experiência completa e interativa aos participantes, oportunidade única para adquirir habilidades essenciais na implementação bem-sucedida de repositórios digitais, destacando-se em um cenário cada vez mais digitalizado e demandante de soluções eficientes de gestão de informações.

Programa

  • Repositórios digitais: características e principais softwares
  • Provedores de dados e provedores de serviço
  • DSpace (módulo conceitual e prático)
    • Uso, histórico e estrutura tecnológica
    • Metadados
    • Formatos de arquivo
    • Protocolo OAI-PMH
    • Preservação digital
    • Requisitos de acessibilidade
    • Direitos autorais
    • Lei Geral de Proteção de Dados
    • Formas de autenticação (cadastro do sistema, ORCID, Shibboleth, LDAP)
    • Criação de usuários e grupos
    • Organização da informação no DSpace
    • Criação de comunidades e coleções (modelagem e preparação de coleções gerais e especiais)
    • Gestão de autorizações para comunidades, coleções e itens
    • Curadoria e preservação de bitstreams
    • Submissão, revisão e publicação de itens
    • Edição de comunidades, coleções e itens
    • Exportação e importação de itens
    • Edição de metadados em lote

Sobre a InnovaGestão – Consultoria em Informação

A InnovaGestão, consultoria em Informação, com sede em Brasília – DF, fundada em 2012. Teve a sua missão reformulação em 2023 para focar na preservação do patrimônio cultural e acesso eficiente à informação. Especializada em gestão e governança de dados, documentos e informações, a empresa trabalha em parceria com clientes para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis. Seus serviços incluem desenvolvimento de repositórios digitais, organização e preservação de acervos, automação de bibliotecas, projetos em humanidades digitais e gestão de dados, entre outros. Priorizando softwares livres e de código aberto, a InnovaGestão oferece hospedagem na nuvem e cursos interativos em seu Laboratório Virtual de Capacitação. Seu objetivo principal é capacitar clientes e fornecer serviços de alta qualidade que promovam a organização, preservação e acesso eficaz à informação, atendendo às necessidades de instituições culturais, acadêmicas e governamentais.

Aviso sobre novas vagas

Gostaria de ser avisado quando houverem novas vagas no curso abaixo: