Curso : Tecnologias Digitais para Pesquisa em Humanidades 

 Inicio: 13 de agosto (às terças e quintas feiras) 

Professor: Gabriel Mattos Fonteles
Duração:
16 horas

Tipo:
Curso On line, síncrono.

Quantidade de vagas:
20 vagas

Investimento:
R$ 900,00 por participante

Apresentação

Professor: Gabriel Mattos Fonteles

O curso Tecnologias Digitais para Pesquisa em Humanidades visa capacitar os participantes no uso de ferramentas digitais, como Time Graphics e Gephi, e no desenvolvimento do pensamento crítico para lidar com os desafios da Big Data, além de fornecer conhecimentos essenciais para a realização de pesquisas em Humanidades Digitais. O curso também oferece a oportunidade de aprendizado prático dessas ferramentas. Ao longo das aulas, serão abordadas questões fundamentais relacionadas à coleta, organização, análise e interpretação de dados digitais, com o objetivo final de elaborar pesquisas replicáveis e relevantes no contexto das Humanidades. Este curso proporciona uma oportunidade única para adquirir habilidades essenciais na era digital, combinando teoria e prática de forma interativa e envolvente.

Programa

Aula 1

Apresentação do curso e Problematização da Big Data

Discussão sobre o acesso a tecnologias digitais

Importância do conhecimento das Humanidades para lidar com as novas demandas digitais

Explicação do curso e seus objetivos:

  • Elaborar pesquisa replicável utilizando ferramentas digitais e pensamento crítico
  • Capacitar no uso das ferramentas Gephi e Time Graphics

Aulas 2 e 3: Coleta e organização de dados

Big Data – desafios e problemas

Viés nos dados e desinformação

Reflexão sobre os dados a serem levantados pelos alunos

Pensamento Crítico – elaboração de perguntas e análise da coleta de dados

Aulas 4 a 16: Análise e interpretação

Preparo da pesquisa

Uso do Time Graphics para visualização e análise de dados temporais

Conceitos de “social networks” e busca por padrões

Utilização do Gephi para análise de redes sociais

Aplicação do pensamento crítico aos dados na Timeline e no Gephi

Conclusão do curso: avaliação, críticas e observações

Informações para inscrição

Carga horaria: 16h
Local: Curso On line, síncrono na Plataforma Zoom
Período de realização: de 2 a 25 de abril (às terças e quintas feiras)
Alunos com 75% ou mais de presença receberão certificado.
Horário: das 17h às 19h
Número de Vagas: 20
Investimento: R$ 900,00 por participante
A inscrição poderá ser feita por Nota de Empenho.
Dados para o pagamento:
CNPJ: 51.439.731/0001-79
Banco Cora, Agência: 0001 Conta Corrente: 42964009
Chave PIX: +5561999990703

Professor

Gabriel Mattos Fonteles

Historiador formado pela Universidade de Brasília, com mestrado em Relações Internacionais pela mesma instituição. Doutorando em Historia pela PUC-SP, desenvolvendo pesquisa em Humanidades Digitais, com ênfase na utilização de ferramentas digitais para a pesquisa. Na Universidade da California, em Berkeley, realizou aprimoramento em ferramentas avançadas, como Gephi, Time Graphics, Tableau e inteligência artificial, para visualização e interpretação de dados historicos complexos na. Experiência docente no Instituto de Relações Internacionais (IREL/UnB) e no UniCEUB.

Sobre a InnovaGestão – Consultoria em Informação

A InnovaGestão, consultoria em Informação, com sede em Brasília – DF, fundada em 2012. Teve a sua missão reformulação em 2023 para focar na preservação do patrimônio cultural e acesso eficiente à informação. Especializada em gestão e governança de dados, documentos e informações, a empresa trabalha em parceria com clientes para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis. Seus serviços incluem desenvolvimento de repositórios digitais, organização e preservação de acervos, automação de bibliotecas, projetos em humanidades digitais e gestão de dados, entre outros. Priorizando softwares livres e de código aberto, a InnovaGestão oferece hospedagem na nuvem e cursos interativos em seu Laboratório Virtual de Capacitação. Seu objetivo principal é capacitar clientes e fornecer serviços de alta qualidade que promovam a organização, preservação e acesso eficaz à informação, atendendo às necessidades de instituições culturais, acadêmicas e governamentais.