Curso: Criando Repositórios Digitais com o Dspace 7​ 

Parte 1 – Aulas ao vivo (síncrono): 13 a 24 de maio de 2024 (9h às 12h)

Parte 2 – Exercícios práticos: 20 a 24 de maio de 2024 (Horário livre no período da manhã, com instrutor disponível para tirar dúvidas)

Professor: José Ronaldo Vieira
Duração: 25h – 15h de aulas ao vivo e 10h de práticas utilizando o DSpace
Tipo: Curso On line, síncrono na Plataforma Zoom.
Quantidade: 20 vagas
Investimento: R$ 1.200,00 por participante

Apresentação

Professor: José Ronaldo Vieira

O curso tem como objetivo capacitar os participantes nas funcionalidades do DSpace 7, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a criação, desenvolvimento e gestão eficiente de repositórios digitais utilizando esta plataforma. José Ronaldo Vieira, com mais de 18 anos de atuação em bibliotecas digitais, guiará os participantes desde o entendimento conceitual do DSpace até a implementação prática. Durante o curso, serão abordados temas como repositórios digitais, metadados, preservação digital, direitos autorais, Lei Geral de Proteção de Dados, formas de autenticação, organização da informação no DSpace, entre outros. O curso possibilitará a experiência completa e interativa aos participantes, oportunidade única para adquirir habilidades essenciais na implementação bem-sucedida de repositórios digitais, destacando-se em um cenário cada vez mais digitalizado e demandante de soluções eficientes de gestão de informações.

Programa

  • Repositórios digitais: características e principais softwares
  • Provedores de dados e provedores de serviço
  • DSpace (módulo conceitual e prático)
    • Uso, histórico e estrutura tecnológica
    • Metadados
    • Formatos de arquivo
    • Protocolo OAI-PMH
    • Preservação digital
    • Requisitos de acessibilidade
    • Direitos autorais
    • Lei Geral de Proteção de Dados
    • Formas de autenticação (cadastro do sistema, ORCID, Shibboleth, LDAP)
    • Criação de usuários e grupos
    • Organização da informação no DSpace
    • Criação de comunidades e coleções (modelagem e preparação de coleções gerais e especiais)
    • Gestão de autorizações para comunidades, coleções e itens
    • Curadoria e preservação de bitstreams
    • Submissão, revisão e publicação de itens
    • Edição de comunidades, coleções e itens
    • Exportação e importação de itens
    • Edição de metadados em lote

Informações para inscrição

Carga Horária: 25 horas (15h de aulas ao vivo e 10h de exercícios práticos utilizando o DSpace disponibilizado pelo instrutor do curso).
Curso On line, síncrono na Plataforma Zoom.
Datas e Horários
Parte 1 Aulas ao vivo (síncrono): 13 a 24 de maio de 2024 (9h às 12h)
Parte 2 Exercícios práticos: 22 a 26 de abril de 2024 (Horário livre no período da manhã, com instrutor disponível para tirar dúvidas)
Alunos com 75% ou mais de presença receberão certificado.
Quantidade de Vagas: 20
Investimento: R$ 1.200,00 por participante
A inscrição poderá ser realizada por Notas de Empenho
Dados para o pagamento:
CNPJ: 51.439.731/0001-79
Banco Cora, Agência: 0001 Conta Corrente: 42964009
Chave PIX: +5561999990703

Professor

José Ronaldo Vieira

Bibliotecário. Especialista em gestão do conhecimento. Chefe da Seção de Biblioteca Digital do Superior Tribunal de Justiça. Coordenador do Grupo Biblioteca Digital da Rede BiblioMemoJus. Foi Coordenador do Grupo de Informação e Documentação Jurídicas do Distrito Federal - GIDJ‐DF (2018-2023). Atuou como Coordenador do Grupo de Trabalho Silex do LexML Brasil. Atua há mais de 18 anos na área de bibliotecas digitais, com participação em gestão de projetos, implantação e gestão de repositórios digitais, além de ministrar cursos, palestras e prestar consultoria na área.

Sobre a InnovaGestão – Consultoria em Informação

A InnovaGestão, consultoria em Informação, com sede em Brasília – DF, fundada em 2012. Teve a sua missão reformulação em 2023 para focar na preservação do patrimônio cultural e acesso eficiente à informação. Especializada em gestão e governança de dados, documentos e informações, a empresa trabalha em parceria com clientes para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis. Seus serviços incluem desenvolvimento de repositórios digitais, organização e preservação de acervos, automação de bibliotecas, projetos em humanidades digitais e gestão de dados, entre outros. Priorizando softwares livres e de código aberto, a InnovaGestão oferece hospedagem na nuvem e cursos interativos em seu Laboratório Virtual de Capacitação. Seu objetivo principal é capacitar clientes e fornecer serviços de alta qualidade que promovam a organização, preservação e acesso eficaz à informação, atendendo às necessidades de instituições culturais, acadêmicas e governamentais.