Curso: RDC–Arq: Preservação Digital Sistêmica na Prática​ 

 Início: 27 de maio Término: 17 de junho.  

CURSO ENCERRADO.

Apresentação

Professores: Daniel Flores e Sérgio Rodrigues

O Curso RDC-Arq – Preservação Digital Sistêmica na Prática, ministrado pelos experientes professores Daniel Flores e Sérgio Rodrigues, destaca-se por oferecer uma formação integral, capacitando os participantes com os conhecimentos necessários para a bem-sucedida implementação de Repositórios Digitais Confiáveis (RDC-Arq).

O ponto focal deste curso é proporcionar uma compreensão abrangente teórica e prática para a criação e gestão de RDC-Arq. Desde os conceitos fundamentais até a implementação prática das ferramentas Archivematica e AtoM, os participantes sairão enriquecidos com as habilidades e o conhecimento necessários para conduzir efetivamente a preservação digital sistêmica. Uma oportunidade única para se destacar na implementação bem-sucedida de repositórios digitais confiáveis.

A Implantação de Repositórios Digitais Confiáveis Arquivísticos – RDC-Arq é recomendada pelo Conselho Nacional de Arquivos, conforme a Resolução n. 51/2023, além de estar respaldada por normas específicas de diversas instituições. Destacam-se as Resoluções n. 324/2020 e n. 408/2021 do Conselho Nacional de Arquivos, assim como as Portarias MEC n. 613/2022 e Portaria MEC n. 360/2022 do Ministério da Educação, entre outras.  

Programa

Módulo 1: Conceitos Básicos de Gestão e Preservação de Documentos

1.1. Introdução à gestão e preservação de documentos

Legislação em vigor e referencial teórico arquivístico

Documento nato digital vs. Documento analógico

1.2. Características e gestão arquivística de documentos digitais

  • Cadeia de Custódia Digital;
  • e-Arq e Sigad;
  • MoReq-Jus e GestãoDoc;

1.3. Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-Arq)

Conceitos e princípios

Normas e diretrizes

1.4. Conversão de Documentos Analógicos em Digitais

Processos e boas práticas

1.5. Entidades especiais ligadas à questão de documentos arquivísticos digitais – organizações, comitês, padrões internacionais

1.6. O Ciclo Documental

Produção, classificação, avaliação, preservação e acesso aos documentos digitais

Difusão de arquivos e documentos

Módulo 2: RDC-Arq – Archivematica – Arquivo Permanente Digital e Arquivo Intermediário Digital

2.1. Archivematica – Overview

Funcionalidades e propósitos

Baseado em padrões de objetos digitais

2.2. Cadastro de usuários e configuração inicial

Perfil do usuário e permissões

2.3. Elaboração de CSV de descrição

Estrutura e dados necessários

2.4. Elaboração dos pacotes de submissão

Processo de ingestão

2.5. Exercícios práticos de migração de dados (Transfer, Ingest)

Simulação de cenários reais

2.6. Envio do Pacote OAIS DIP para o AtoM

Transferência e integração

2.7. Configuração dos micros serviços/processos

Customização e otimização do Archivematica

2.8. Plano de Preservação no Archivematica

Estratégias de longo prazo

2.9. Access, Backlog, Appraisal

Gerenciamento contínuo de documentos digitais

Módulo 3: AtoM – Descrição Arquivística em Software Livre

3.1. Apresentação teórica do AtoM

Contextualização da ferramenta e normas descritivas

3.2. Cadastro de usuário e configurações iniciais

Personalização do perfil e ajustes de sistema

3.3. Uso e cadastro da taxonomia (Locais e Assuntos)

Estruturação de metadados descritivos

3.4. Cadastro de Instituição e Autoridade

Relacionamento com entidades externas

3.5. Cadastro dos níveis de Descrição: Fundo, Seção, Série/Classe, etc.

Hierarquia e organização

3.6. Cadastro Processo/Dossiê e Item

Detalhamento e vinculação

3.7. Upload de arquivos e metadados

Inclusão e associação de documentos

3.8. Alteração das normas e verificação de metadados (ISAD para Dublin Core)

Adequação de padrões

3.9. Criação e vinculação de depósito físico

Gerenciamento físico e digital integrado

3.10. Instrumento de pesquisa e status da descrição

Acesso e visibilidade

3.11. Administração e Configurações avançadas

Gerenciamento de usuários, plugins e temas

3.12. Funcionamento dos Elementos Visíveis e Importação de CSV

Personalização da interface e integração de dados

3.13. Área de Transferência e Documentação/Fóruns

Colaboração e suporte técnico

Módulo 4: Requisitos e Certificação de Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq)

4.1. Infraestrutura organizacional

Governança, viabilidade, e estrutura de pessoal

4.2. Transparência de procedimentos e arcabouço político

Documentação e compromisso

4.3. Sustentabilidade financeira

Plano de gestão e obtenção de recursos

4.4. Contratos, licenças e passivos

Transparência e responsabilidades

4.5. Gerenciamento do documento digital

Modelo de referência OAIS

4.6. Pacotes de informação – SIP, AIP, DIP – conceitos e processos

4.7. Admissão, criação do pacote de arquivamento, e planejamento de preservação

Etapas essenciais no gerenciamento

4.8. Armazenamento e preservação

Condições e requisitos

4.9. Gerenciamento de informação e acesso

Controle, política, e garantia de autenticidade

4.10. Requisitos técnicos e padrões de referência

Normas e diretrizes para implementação

4.11. Metadados PREMIS e NOBRADE

Padrões para descrição e metadados

4.12. Certificação e auditoria (ISO 16363:2012 – TRAC)

Processos e critérios

4.13. Considerações finais e práticas recomendadas

Avaliação e aprimoramento contínuo

Módulo 5: Implementação Prática 

5.1. Análise de viabilidade 

Avaliação da infraestrutura existente

5.2. Planejamento e elaboração de políticas

Documentação e estratégias de implementação

5.3. Testes pilotos e simulações

Verificação da aplicabilidade

5.4. Treinamento de equipe

Capacitação e orientação

5.5. Implementação gradual e monitoramento

Etapas e avaliação de desempenho

5.6. Relato de experiências e ajustes

Feedback e melhoria contínua

5.7. Resultados e benefícios obtidos

Avaliação do impacto e conquistas

5.8. Estratégias de expansão e manutenção

Sustentabilidade a longo prazo

5.9. Lições aprendidas e boas práticas

Reflexões sobre o processo

Sobre a InnovaGestão – Consultoria em Informação

A InnovaGestão, consultoria em Informação, com sede em Brasília – DF, fundada em 2012. Teve a sua missão reformulação em 2023 para focar na preservação do patrimônio cultural e acesso eficiente à informação. Especializada em gestão e governança de dados, documentos e informações, a empresa trabalha em parceria com clientes para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis. Seus serviços incluem desenvolvimento de repositórios digitais, organização e preservação de acervos, automação de bibliotecas, projetos em humanidades digitais e gestão de dados, entre outros. Priorizando softwares livres e de código aberto, a InnovaGestão oferece hospedagem na nuvem e cursos interativos em seu Laboratório Virtual de Capacitação. Seu objetivo principal é capacitar clientes e fornecer serviços de alta qualidade que promovam a organização, preservação e acesso eficaz à informação, atendendo às necessidades de instituições culturais, acadêmicas e governamentais.

Aviso sobre novas vagas

Gostaria de ser avisado quando houverem novas vagas no curso abaixo: