Durante a Mesa Temática “Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação”, realizada em 18 de abril como parte da Conferência Livre “Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), um tesauro desenvolvido pela InnovaGestão foi um dos destaques, mencionado por Diego Ferreyra, criador do software TemaTres para desenvolvimento de tesauros.
Na apresentação, Ferreyra abordou a importância dos tesauros na organização social por meio do uso de palavras performáticas, capazes de transformar e deslocar pessoas e objetos. Ele também destacou o PortalThe, uma ferramenta para publicação de tesauros e vocabulários controlados na web, ressaltando questões de integração e interoperabilidade de sistemas, enfatizando a necessidade de modelos não intrusivos para facilitar a integração.
Foram apresentados os diferentes formatos utilizados pelo TemaTres na importação e exportação de dados, além da sua capacidade de resolver problemas relacionados à linguagem, como processamento de texto e busca semântica. Novas funcionalidades e plug-ins do sistema foram demonstrados, incluindo a integração com sistema de grafos, que expande as capacidades semânticas do sistema por meio de mapeamentos e integração com ontologias e vocabulários, assim como a integração nativa com o DSpace.
O TemaTres, uma ferramenta de código aberto, destina-se à gestão de vocabulários controlados via interface web e é amplamente utilizado em diferentes contextos, desde listas de termos simples até embriões de ontologias, sendo recomendado pelo IBICT.
A InnovaGestão utiliza o TemaTres para desenvolver instrumentos de controle terminológico para seus clientes, como o Tesauro da Justiça Militar da União – TesJMU. Além disso, a empresa já desenvolveu tesauros em software proprietário, incluindo 35 tesauros criados para o Sebrae Nacional.