Neide De Sordi, Diretora da InnovaGestão, empresa referência em transformação e preservação digital, coordenou a Sessão de Diálogos sobre inovações nos Arquivos do Poder Judiciário, evento integrante do X Congresso Nacional de Arquivologia, realizado em Salvador, no período de 14 a 18 de outubro.
No X CNA foram discutidas questões epistêmicas do campo da Arquivologia, a adaptação das práticas dos arquivistas às novas tecnologias e soluções que otimizam os serviços arquivísticos sem comprometer os princípios fundamentais da área.
A Sessão de Diálogos sobre os Arquivos do Judiciário reuniu especialistas em gestão documental e memória e apresentou o estado da arte dos Arquivos do Poder Judiciário.
O evento teve início com a palestra da Desembargadora Federal Salise Sanchotene, que abordou as ações e políticas do CNJ para gestão documental, arquivos e memória.
O painel seguinte trouxe relatos inovadores, como o projeto de Repositório Digital Confiável Arquivístico do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em desenvolvimento para toda a Justiça trabalhista, apresentado pela juíza do Trabalho Anita Job Lübbe ) TRE-RS), seguido da apresentação do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário – MoReq-Jus 2 por Luciane Baratto Adolfo (TJRS).
As Tabelas Processuais Unificadas – a padronização nacional para a Classificação de Documentos foi apresentada por Tassiara Kich )JFRS) e os Centros de Memória – Preservando a História do Judiciário, por Pedro Neto (TJAM). Agradeço a todos os participantes e palestrantes que enriqueceram o debate com suas experiências, bem como as relatoras do evento, Mônica Pádua (TJPE) e Andréa Vanessa Costa Val ( TJMG).
A InnovaGestão teve o orgulho de ser uma das patrocinadoras da 10ª edição do CNA.