Curso sobre Desenvolvimento de Repositórios Digitais utilizando o DSpace foi bem avaliado pelos participantes

Realizou-se, nos dias 29 e 30 de agosto, mais um curso sobre Desenvolvimento de Repositórios Digitais utilizando o DSpace, promovido pela InnovaGestão – Consultoria em Informação, que contou com a participação de profissionais das instituições: Anac, Anvisa, CJF, CLDF, Correios, Defensoria Pública do PA, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, IDP, MPDFT, Serpro e TRF – 4R.

O programa do curso visou dar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre o planejamento e criação de um repositório institucional.

Na manhã do dia 29, Neide De Sordi, diretora da InnovaGestão,  apresentou questões relacionadas à  importância da utilização dos repositórios para garantir o acesso aos conhecimentos gerados no âmbito das instituições públicas ou aqueles decorrentes de pesquisas apoiadas com recursos públicos.

Também foram abordados pontos relevantes relacionados ao planejamento de um repositório institucional, especialmente a utilização dos repositórios como ferramentas de apoio aos programas de gestão da informação e de conhecimento institucional e exemplos de práticas de Gestão do Conhecimento apoiadas pelos repositórios institucionais. Foram apresentados ainda os diversos aspectos da política de informação dos repositórios, tais como: a responsabilidade sobre a criação, implementação e manutenção do RI; os conteúdos a serem incluídos; os aspectos legais relativos a documentos, direitos autorais e licenças de software; os padrões a serem observados; as diretrizes para a preservação digital; os níveis de acesso e a sustentabilidade e financiamento do RI.

Na tarde do dia 29, Marília Freitas, chefe do Serviço de Gerenciamento da Informação Digital – GID da UnB, setor que coordena as bibliotecas digitais da instituição, apresentou a utilização dos RI, no contexto do acesso aberto para o gerenciamento de informação científica. Discutiram-se os diferentes tipos de repositórios e as suas funções específicas, a utilização do DSpace no Brasil e no mundo, a estrutura do DSpace, as vantagens e benefícios dessa utilização, as informações necessárias para a utilização do sistema, bem como os papeis dos usuários e grupos, a utilização das licenças Criative Communs, informações necessárias para subsidiar a realização da oficina, com exercícios práticos, que ocorreu no dia 30.08.

Além das 16 aulas presenciais, 16 horas/aulas a distância deverão ser concluídas no corrente mês de setembro, de modo a possibilitar aos alunos o acesso ao repositório desenvolvido no curso para a submissão de documentos, a criação de comunidades, coleções e subcoleções visando a fixação dos conhecimentos. Também um ambiente virtual interativo foi criado para a comunicação com os professores.

Além de Neide De Sordi e Marília Freitas, Larrisa dos Angelos, bibliotecária da InnovaGestão, atuou como monitora do curso. 

Os alunos avaliaram positivamente o curso, conforme os depoimentos que se seguem:

“O curso de Dspace foi muito bem estruturado e com ótima didática, além de sanar todas as minhas dúvidas em relação ao funcionamento do Dspace”. Cíntia Mohamad – Bibliotecária IDP.

“O Curso foi excelente desde a organização até o conteúdo ministrado. Fazer este curso foi motivador, senti-me mais segura para trabalhar com o Dspace. A Professora Marília tem uma didática espetacular. Vale a pena o investimento. Parabéns pelo curso! Posso dizer que ele é objetivo, elucidativo e didático”. Anacleide Angela Gonçalves Batista, Chefe da Seção de Biblioteca, Documentação e Pesquisa da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.