Homenagem à Edilenice Passos no 4º Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas (SNDIJ)

Realizou-se em Florianópolis, no período de 08 a 10 de julho de 2013, no Tribunal de Contas de Santa Catarina, o 4° Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas (SNDIJ), evento simultâneo ao XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência Da Informação, cujo tema foi Bibliotecas Jurídicas: Construindo uma visão de futuro.

Tradicionalmente, os SNDIJs prestam homenagem a um profissional da área de Informação Jurídica que tenha uma atuação profissional destacada. Em 2013, a bibliotecária Edilenice Passos foi a homenageada. Neide De Sordi, Diretora da InnovaGestão, foi a oradora convidada a prestar a homenagem à Edilenice.

Desde a sua primeira edição, os SNDIJ são promovidos pela Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF). Esta 4ª edição, além da ABDF, foram responsáveis pela organização do evento, o Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo (GIDJ/SP); o Grupo de Informação e Documentação Jurídica de Santa Catarina (GIDJ/SC); a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e o Infolegis: Bibliotecários Jurídicos Reunidos.

Em sua comunicação, Neide De Sordi ressaltou as razões pelas quais o 4º SNDIJ decidiu prestar homenagem à Edilenice, apresentando uma visão holística das competências essenciais da homenageada nas diferentes dimensões técnicas, práticas, éticas e estéticas. Os principais projetos desenvolvidos pela Edilenice, sua grande produção acadêmica, a contribuição do site Infolegis e da Lista de discussão Infolegis: Bibliotecários Jurídicos Reunidos, gerenciados pela Edilenice, aos profissionais da área de Informação Jurídica do Brasil e do exterior foram ressaltados.

Edilenice é bibliotecária e mestre em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. É diretora da Secretaria de Informação e Documentação – SIDOC do Senado Federal, sendo a primeira vez que esse importante cargo é ocupado por um bibliotecário. Edilenice integra o Conselho de Transparência do Senado Federal, órgão consultivo da Presidência do Senado e da Comissão Diretora. É editora do site Infolegis, dedicado à informação jurídica, e gerencia a lista de discussões Infolegis: Bibliotecários Jurídicos Reunidos.

Em 2012. Neide De Sordi foi a homenageada pelo 3º Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas (SNDIJ), realizado em Brasília, em 2012.