PÚBLICO-ALVO
Bibliotecários, arquivistas, museólogos e outros profissionais que atuam em unidades de informação ou são custodiadores de acervos documentais.
DATA DE REALIZAÇÃO
06 e 07 de dezembro de 2018
CARGA HORÁRIA
12 horas
HORÁRIO
13:00 às 19:00
LOCAL
Associação dos Bibliotecários do DF
APRESENTAÇÃO
As unidades de informação são custodiadoras de acervos bibliográficos, arquivísticos e museológicos de valores inestimáveis para as suas instituições e para a sociedade. Nos últimos anos, presenciamos a importância da Gestão de Riscos, em razão das várias tragédias ocorridas em unidades de Informação no Brasil: Museu Nacional (2018), Cinemateca Brasileira (2016), Museu da Língua Portuguesa (2015), Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios (2014), Memorial da América Latina (2013), Instituto Butantan (2010), para citar apenas as ocorridas nesta década. Esses fatos indicam que, efetivamente, não existem planos de gestão de riscos para a maioria dessas unidades, que as ações normalmente empregadas visando a proteção dos acervos (higienização, dedetização, revisão do ar condicionado, prevenção de goteiras) não são suficientes.
O curso visa contribuir para ampliar o gerenciamento de riscos nessas unidades com o propósito de intervir preventivamente com relação às ações que possam causar danos ao patrimônio.
OBJETIVOS
Geral: Possibilitar aos participantes o reconhecimento de que as práticas de gestão de riscos podem auxiliar na integridade dos acervos sob sua custódia e aplicadas em suas respectivas instituições.
Específico: Ao final da ação educacional os participantes deverão ter noções básicas de como identificar, analisar, avaliar e tratar os principais riscos associados às unidades de informação como arquivos, bibliotecas e museus.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Unidades de informação: características e importância
- Conceitos e fundamentos da gestão de riscos;
- Processo de gestão de riscos (identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação de riscos);
- Sintaxe de riscos
- Matriz de impacto x probabilidade
- Técnicas para avaliação de riscos
- Normas e modelos aplicáveis;
- Ferramentas para identificar, analisar, avaliar e tratar riscos
- Matriz de responsabilidades, instâncias de governança e gestão
- Monitoramento e análise crítica
- Comunicação com partes interessadas
- Controles para tratamento de riscos
- Erros comuns em gestão de riscos
- Elaboração e utilização plano de riscos
PROFESSOR
Wilmar Barros de Castro – Analista Judiciário do Superior Tribunal de Justiça onde atua como Coordenador do Escritório Corporativo de Riscos e foi responsável pela implantação do projeto de “Gestão de Riscos”. Participou ativamente da normatização de riscos e de governança no STJ.
Atualmente está lotado na Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), e já contribuiu como Assessor na Secretaria de Gestão de Pessoas e como Chefe de Seção, Coordenador e Secretário da Secretaria de Documentação do Tribunal. Possui Graduação em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduação em Gestão do Conhecimento, da Informação e Documentação pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e vários cursos na área de GRC.
METODOLOGIA
Aulas expositivas, com projeção de slides, os quais serão disponibilizados para download.
MATERIAL DIDÁTICO E CERTIFICADOS
Serão fornecidos aos alunos em meio digital.